segunda-feira, 5 de março de 2012

Fudge de chocolate

Outro dia estava procurando uma certa receita na internet e acabei encontrando uma ótima receita de fudge de chocolate. Fiquei apaixonada e resolvi fazer no Carnaval. Como não tinha tirado foto, deixei para colocar a receita aqui depois que fizesse de novo. Ontem fiz de novo e tirei as fotos!

A receita é muito simples e não tem como errar!

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 350 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher de sopa de manteiga com sal ( O sal faz parte da receita. Caso você use manteiga ou margarina sem sal, acrescente uma pitada ao chocolate derretido)
  • 2 colheres de chá de rum
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pote pequeno de cerejas em calda
  • 100 g de avelãs (ou nozes picadas ou pistache) sem casca
  • 1/2 caixinha de chantilly

Modo de fazer

Pique as cerejas e reserve.

Coloque as avelãs numa assadeira e leve ao forno por alguns minutos, mexendo de vez em quando, até dar uma tostadinha. Retire do forno, coloque dentro de um saco plático e bata com um martelo de carne para quebrar bem as avelãs. Reserve.

Numa tigela de vidro, coloque o chocolate picado e a manteiga e leve ao microondas para derreter. Mexa até que fique homogêneo.

Acrescente a essência de baunilha, o leite condensado e o rum e mexa bem. Acrescente as cerejas e as avelãs. Misture bem.

Cubra uma assadeira com papel manteiga, deixando uma sobra que dê para dobrar por cima da massa após ser colocada sobre o papel. Espalhe a massa na assadeira sobre o papel manteiga, dobre e cubra-a com a sobra do papel. Alise bem para que a superfície fique retinha. Leve à geladeira por umas 3 horas, ou mais se for possível.

Retire a massa da assadeira e coloque sobre uma superfície como um balcão. Corte-a em quadradinhos e coloque nas forminhas de doce. Bata o chantilly (como indicado na caixinha) e use um bico (daqueles para fazer graça com a cobertura!) para colocar um pouco dele sobre os quadradinhos de fudge.

Mantenha na geladeira até servir. Caso sobre (difícil!), volte à geladeira para comer mais tarde! hehehehe

O vídeo abaixo talvez ajude a entender melhor a execução da receita. Vejam que a apresentadora utilizou alguns ingredientes diferentes, mas aí vai da escolha de cada um. Agora, não tente moer as avelãs do jeito que ela fez, pois é bem mais complicado. Também é mais fácil utilizar o papel manteiga, como eu fiz.



2 comentários:

Anônimo disse...

É preciso uma dieta mais saudável, longe de crueldade animal, por eles e o planeta.

Estou caçando receitas aqui, gostei muito do que vi e o blog tá lindo e os vídeos muito bem produzidos. Tá de parabéns.
Fica com Deus.

Isadora disse...

adorei seu blog! eu seguindo já!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Veja também: