quarta-feira, 27 de maio de 2009

Amendoim cozido

Quem nunca comeu amendoim cozido não sabe o que está perdendo! Sei que em muitas partes do país nem se conhece essa forma de fazer o amendoim para tira-gosto, mas aqui na Bahia a gente come assim, principalmente nas festas juninas. É um dos nossos pratos típicos da época.

Nas praias é muito comum encontrar pessoas vendendo amendoim cozido em saquinhos como se vende o amendoim torrado com casca. Mas alerto a vocês: NÃO COMAM AMENDOIM COZIDO NA PRAIA! Quando meu marido chegou à Bahia e deu de cara com essa novidade achou logo de experimentar e odiou! Claro! Na praia ficam andando com aqueles saquinho para cima e para baixo durante horas e ninguém sabe quando aquele amendoim foi feito. É um grande risco comê-lo assim, pois, ao contrário do amendoim torrado, o cozido fica molhadinho e todos sabem como um alimento úmido está mais sujeito à ação de microorganismos.

O amendoim cozido deve ser consumido no mesmo dia em que foi feito e, de preferência, morninho! Hoje fiz aqui em casa e ficou ótimo!

Vamos à receita!

Ingredientes

  • Amendoim fresco com casca (não serve aquele seco, ok?)
  • Água
  • Sal

Modo de fazer

Lave bem o amendoim para retirar o máximo possível a sujeira da casca (o amendoim é cozido dentro de sua casca, aquela mais grossa). Coloque água na panela (pode ser normal ou panela de pressão) até cobrir os amendoins. Adicione sal à gosto. Normalmente é necessária uma quantidade grande de sal, pois a casca acaba absorvendo bastante e queremos a semente do amendoim salgadinha, para acompanhar a cerveja ou o licor (sim, aqui tomamos licor quase como se toma cerveja!).

O tempo de cozimento vai depender do amendoim, se ele está verde ou mais maduro. Depois que começar a ferver vai demorar pelo menos uma hora (na panela comum) para que ele fique bom. Para saber o ponto certo, vá experimentando. Pegue um amendoim, abra a casca e coma umas sementes. Ela não pode ficar muito mole. O ideal é que fique al dente.

Faça, coma e depois me diga se conseguiu parar antes de todo o amendoim se acabar! É pior do que pipoca e do que o amendoim torrado! rsrsrs

UPDATE

Olha aí uma foto do amendoim cozido. Retirei do blog Recém-casada. Vejam aqui o que a autora do blog diz sobre o nosso amendoim ao conhecê-lo.



8 comentários:

Lizzie Haubert disse...

Uhmm deu até fominha depois dessa dica eim, vou la fazer depois que comer eu volto e falos e gostei ok?
retribuindo a visitinha do blog falsa america que agora é o cookies franceses.
Obrigada, continue assim.

Unknown disse...

conheci esse amendoim na Bahia! Nunca esqueci ! Realmente, aqui ninguém conhece...é melhor que Elma Chips

Unknown disse...

É realmente maravilhoso..morei na bahia quando pequena e comia sempre mjais deposi d mais de 20 anos morando no Rio, tinhame esquecido como é gostoso...hoje comprei em uma loja de comida no Norte e fiz em casa .....
e ficou maravilhoso.

Unknown disse...

É realmente maravilhoso,aqui no Paraná eu nunca vi ,comi e Aracaju e adorei .mais o melhor foi agora encontrei a receita vou tentar fazer obrigado

Ana Claudia disse...

Também conheci na Bahia!
Vou fazê-lo hoje mesmo!

Romeu Rodrigues disse...

O que quer dizer com "não pode ser aquele seco"?

Eu comprei um kg, tá cru, e ta na casca, esse nao serve?

Alcione Torres disse...

Para cozinhar ele não pode estar seco. O seco que falo é aquele que a gente compra pra assar na casca mesmo. Para cozinhar, o ideal é que ele esteja mais fresquinho. Mas se não achar pode pegar o mais seco, colocar de molho na água um tempo e depois cozinhar. Acelera o processo.

Unknown disse...

Ja comi em joao pessoa, tem muito por la,mas a minha ficou melhor

Veja também: