sábado, 31 de janeiro de 2009

Tapioca torrada com coco

 

Imagem: Dicas de Comer

 

Essa é mais uma daquelas receitas que não sei dizer a quantidade de ingredientes. Geralmente faço, ou minha mãe faz, com quanto gostar. É uma receita que me lembra muito minha avó. Quase sempre que eu ia em sua casa ela fazia para mim. Sabia que eu adorava!

Apesar de uma receita muito simples, é muito saborosa. Para quem é chegado em tapioca, então... rsrsrs Agora, preciso esclarecer uma coisa: não sei como se chama a nossa tapioca em outros locais do Brasil. Sei que a maioria conhece como tapioca aquele beijú recheado com coisas doces ou salgadas, muito gostoso, por sinal! Mas aqui na Bahia, tapioca é aquele floco da farinha de mandioca que a gente usa para fazer cuzcuz, bolo. Não é uma farinha fina. Veja na foto (clique para ampliar) que ela forma uns pedaços finos, uns flocos mesmo, mas disformes.

Bom, vamos à receita!

Ingredientes

  • Tapioca

  • Coco ralado

  • Açúcar (pouco)

Modo de fazer

Coloque numa assadeira todos os ingredientes e misture bem. Leve ao forno com uma temperatura mais amena, para não queimar, pois a tapioca é muito frágil. De vez em quando abra o forno e dê uma misturada para homogeneizar. Quando começar a sentir aquele cheirinho de coco queimando e perceber que a mistura está ficando douradinha, pode tirar que está pronto.

É uma ótima opção para uma merendinha ou até para acompanhar o café!

Abaixo uma foto da tapioca que uso nessa receita. Não é daquela que se vende no mercado como uma farinha. Ela é flocada. Muito comum aqui na Bahia.



🏃🏻‍♀️Siga-me no Instagram: @odeiocozinharblog


➕ Mais receitas incríveis em livros e eBooks disponíveis na Amazon:

Café da Manhã: 120 Receitas Veganas - https://amzn.to/2ZJE0iK

Tapioca: Tá na Mesa - https://amzn.to/2Ruh4PN

Revista AnaMaria Testa Todas as Receitas - https://amzn.to/3iAWtFB

🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/3mtMjZQ

 

 

3 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, uma tapioca bem preparada não tem coisa igual. Com essa receita, nem se fala! Já estou morrendo de vontade de comer uma.

Abraços

Francisco Castro

João Paulo disse...

Me convida, vou ficar feliz em me deliciar com essa tapioca.

Raquel Santana disse...

Olá Alcione,vc falou que essa receita te lembra da sua avó,e eu digo o mesmo,tmb me lembra da minha,ela sempre fazia quando eu morava com ela e hoje faço pra minha família,é uma receita prática e deliciosa.Um forte abraço!

Veja também: