segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cuscuz com atum

Outro dia fiz um cuscuz aqui que ficou muito gostoso. Ele não é nem nosso cuscuz tradicional, nem o cuscuz paulista., mas tem elementos dos dois tipos.

Aqui na Bahia não temos tradição de comer cuscuz salgado, cheio de coisa dentro. Aqui se come cuscuz no café (da manhã ou da tarde) e ele é doce. Tanto faz o de milho, o de puba, o de inhame ou o de tapioca, todos são consumidos no café, não como prato de um almoço ou jantar.

O que a gente mais consome mesmo por aqui é o de milho. É só comprar a farinha de milho própria para cuscuz, humedecer, colocar um pouco de sal e de açúcar (mais açúcar que sal) e deixar descansar por meia hora, mais ou menos. Depois é só colocar essa farofinha no cuscuzeiro e deixar cozinhar no vapor até sentir o cheiro dele. Sentiu o cheiro, apaga o fogo que está pronto! A gente coloca uma fatia no prato e rega com um molhinho feito com leite, coco ralado e açúcar. Fica bom!!!

Bom, mas minha receita de hoje é a seguinte:

Ingredientes
  • 1 pacote de farinha para cuscuz de milho
  • 1 lata de atum
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 lata de milho verde
  • azeitona à gosto
  • tempero verde picado (salsa, coentro e cebolinha)
  • 2 ovos cozidos
  • sal à gosto
  • uma pitadinha de açúcar

Modo de fazer

Coloque a farinha de milho numa tigela, Acrescente um pouco de água só para humedecer. Não pode ficar muito molhado, parecendo papa, ok? Acrescente também um pouco de sal e uma pitadinha de açúcar. Mexa bem e deixe descansar por meia hora, mais ou menos. Se quiser pode colocar um pouco de caldo de legumes em pó no lugar do sal.

Numa frigideira refogue a cebola, o alho, o tomate, as azeitonas e o milho. Não deixe refogando por muito tempo para não desmancharem o tomate e a cebola. Acrescente o atum (ralado ou despedaçado), o tempero verde e refogue por um minutinho. Acerte o sal. O ideal é que não forme muito líquido. Caso isso aconteça, retire o excesso antes de misturar à farinha.

Junte o conteúdo da frigideira à farinha, misturando bem. Monte o cuscuzeiro e coloque a mistura. Por cima coloque os ovos cozidos dortados em fatias. Para essa quantidade precisa ser um cuscuzeiro do grande, ok?

Deixe no fogo até sentir o cheiro do milho e está pronto!

Você pode trocar o atum por sardinha que também fica uma delícia!

Peço desculpas por não ter colocado uma foto, mas não deu tempo tirar! rsrsrs Só coloquei a foto de um cuscuzeiro porque tem gente que não conhece.

3 comentários:

Mãos de fada disse...

Essa receita me parece muito apetitosa, farei...e gostei de aprender o cucuz simples que se usa tomar com café...sempre tive vontade de aprender...obrigada

Unknown disse...

Adorei seu blog!!! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs culinários da internet. Envie seu blog para a lista pelo seguinte endereço: www.soreceitas.com/enviar-blog

manuela disse...

Olá, sua receita deve ser apetitosa hum.... Já conheço o cuscuz pois qd visitei o Nordeste comi ao peq.almoço é mm 1 delicia tanto q comprei a cuscuzeira e a farinha propria para fazer em portugal.Bjs e sucesso para o blog

Veja também: