domingo, 24 de agosto de 2008

Lasanha de peixe

Quando vi essa receita na TV pensei: "Eca!". Mas ficou tão bonito que resolvi tentar.

Não é a receita original, pois, geralmente, dou uma adaptada, coloco coisas que gosto e faço a meu jeito. Ficou deliciosa, vocês nem têm idéia! Meu marido adorou! Minha diarista disse que nunca tinha comido algo tão gostoso e que eu teria que fazer sempre!

Bom, lá vai a receita:


Ingredientes

  • Filé de peixe (eu faço com Merluza)
  • Molho branco
  • Pimentão picado
  • Cebola picada
  • Alho picado
  • Alcaparras
  • Tomate maduro picado
  • Queijo mussarela fatiado
  • Tempero verde picado a gosto
  • Queijo parmesão ralado
  • Massa para lasanha de sua preferência

Como fazer

Molho branco

Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 litro de leite
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Sal a gosto
Modo de preparo

Coloque a manteiga numa panela e derreta em fogo brando. Adicione a farinha e misture bem, sem deixar dourar. Desligue o fogo e acrescente um pouco de leite, mexendo para desmanchar bem a farinha. Leve de volta ao fogo baixo. Tempere com noz-moscada e sal a gosto. Junte o restante do leite aos poucos, mexendo sem parar. Cozinhe por 20 minutos ou até que fique consistente. Por último acrescente o creme de leite.

Dica: Se o molho ficar encaroçado, bata-o no liquidificador ou passe por uma peneira antes de colocar o creme de leite. Você pode usar também um batedor para desempelotar o molho. Funciona muito bem!

Preparo do peixe

Em uma frigideira refogue a cebola, o pimentão, o alho e o tomate. Acrescente os filés de peixe. Ao passo que você vai mexendo, o peixe vai se despedaçando. Acrescente as alcaparras e o tempero verde. Coloque sal a gosto (É bom esperar um pouco para colocar o sal, pois as alcaparras são salgadinhas). O peixe não demora muito para cozinhar. Dez minutos são suficientes.

Montagem

Coloque um pouco do molho no fundo de um refratário. Faça uma camada com a massa. Faça outra camada com o peixe e o queijo. Vá intercalando esses ingredientes e os molhos. Deixe sobrar molho para cobrir. Cubra com o molho e pode caprichar no queijo parmesão! Leve ao forno médio pelo tempo necessário da massa de lasanha que você escolheu.

5 comentários:

m disse...

Lasanha de peixe nao é algo que pareça muito apetitoso. Mas ficou lindo!!!
Beijos

Alcione Torres disse...

Pois é, também pendei o mesmo! Mas quem come fica fã!

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

ALCIONE NA COZINHAAAA! OA, EU SOU BOM DE PRATO. GOSTO MUITO DE PEIXE, MAS O PRATO EM QUESTÃO NÃO É DOS MEUS PREFERIDOS. GOSTO DE PEIXE FRITO, SEM NADINHA

Murillo disse...

Quando vi o seu comentário no meu blog cliquei n seu perfil e fiquei bem curioso com o nome desse blog, e cliquei, eu adoro cozinhar, queria ter mais tempo para isso. Acho que todos gostam, só não tiveram o incentivo necessário.

Ana disse...

Menina,vc é divertida!Adorei seu blog!
Faça-me uma visita...
www.anakoelho.blog.com

Veja também: