Muita gente acha uma coisa do outro mundo fazer um feijãozinho comum, desses que a mãe da gente faz todo dia. Mas é muuuito fácil. A única coisa que complica o feijão é o tipo de feijão que você usa. Dependendo do tipo o cozimento dura mais ou menos tempo. Pegando a "manha" do feijão que você usa, fica tudo fácil! Eu costumo usar o feijão carioquinha. É mais rápido para cozinhar e nem precisa deixar de molho de um dia para o outro como nossa avó fazia!
Vamos lá:
Ingredientes
- 1/2 Kg de feijão
- 1 dente de alho grande picado ou amassado
- 1 cebola média picada
- 1/2 pimentão picado
- Sal a gosto
- Pimenta e cominho a gosto (aqui na Bahia a gente chama de "pimenticuminho")
- Corante de urucum (também conhecido como colorau) a gosto
Como fazer
Cate e lave o feijão. Coloque na panela de pressão com uma quantidade de água que cubra os grãos uns 2 dedos acima. Adicione uma quantidade pequena de sal e coloque no fogo. Quando a panela começar a chiar, marque uns 15 minutos. Desligue o fogo, coloque a panela debaixo da torneira e deixe a água escorrer até a panela parar de chiar. Vá levantando a válvula de vez em quando para acelerar o processo. Abra a panela e observe se já está cozido. Nesta etapa é bom que não fique muito mole. Eu gosto dele mais durinho.
Numa panela comum refogue a cebola, o alho e o pimentão. Adicione corante, pimenta e cominho. Cuidado para não exagerar. Esses últimos ingredientes devem ser usados com moderação.
Agora adicione o feijão cozido e sua água e mexa. A quantidade de água que ficou na panela de pressão pode ser maior, menor ou suficiente para o seu gosto. Dose você mesmo. Deixe ferver um pouco para que o feijão pegue o gosto dos temperos. Prove o sal e adicione um pouco de caldo de carne (desses já prontos) se for do seu gosto.
Está pronto! Viu como é fácil?
Dicas:
- Você pode acrescentar 2 folhas de louro aos temperos. Eu não gosto, mas quem gosta diz que é bom!
- Você pode acrescentar uns pedaços de bacon ou de lingüiça no momento de refogar os temperos.
Importante
Muito cuidado ao manusear a panela de pressão. Você não deve encher muito a panela. O ideal é trabalhar com meia capacidade.
Também é importante verificar se a válvula está limpa. Use um palito de dente sempre que for lavar. Enfie o palito no furo da tampa e nos orifícios do pito (aquele troço que fica rodando quando pega pressão).
Não tente abrir a panela antes que tenha saído todo o vapor e ela pare de chiar.
Quem tiver mais dicas ou um jeitinho próprio de fazer, escreva nos comentários.
3 comentários:
eu só sei que é bem similar ao feijão da minha vovó:p e que quando ela faz eu limpo prato. Mas curti esse blog, eu não sei cozinhar muito bem entao estou sempre atrás de receitas XD Logo, você está nos favoritos do meu PC. XD
obrigada pela visita lá no meu blog:) ele foi rencentemente atualizado
www.cinta-a-liga.blogspot.com
E é atualizado de Segunda à Quinta:) Espero por sua opnião:) Beijos
Olha, eu erraria fácil fazer esse feijão ai hahahahaha... Mas nem miojo escapa da minha culinária xP
;*
Musikaholic
Morro de medo de panela de pressão, mas feijão é muito bom. =)
Adoro com folha de louro. rsrsrs
Legal teu blog, que seria de mim e de várias pessoas sem as receitas...
=D
Postar um comentário